Auto-estima: 17 sugestões para você exercitar

Enviado por: D. D. C. Santos
 Por Gemir Cassan*
1. Eu me amo. Não se trata de egoísmo. Toda e qualquer mudança requer muita dedicação e até renúncias, trata-se de um aprendizado que requer muito treino. Comece mudando alguns conceitos sobre você e prepare-se, pois o caminho para a auto-estima não é fácil.

2. Embale-se para o presente. Cuide diariamente de sua apresentação pessoal, cabelos, unhas, perfume e roupas. Pronto, você está em condições de tornar-se um belo presente, que só você merece.

3. Treine e treine, até a exaustão. Só conseguirá controlar seus pensamentos com muito treinamento. Você tem de entender que tudo na vida precisa de muito treino, dedicação e persistência. Pegue como exemplo "a preguiça" (impulso biológico para o ócio). Se você por duas ou três vezes vencê-la, com certeza, na quarta tentativa, a dificuldade desaparece.

4. Tenha objetivos possíveis. Mesmo que você precise conquistá-los por partes. Metas impossíveis de atingir são o caminho mais fácil para a frustração e recaídas de desamor por si mesmo.

5. Saiba quem é você. Aprenda a se "conhecer melhor", analise o que realmente é importante para você. Isso ajudará nas tomadas de decisões e nas mudanças de atitudes e comportamentos.

6. Arme-se com uma crença. O grande mal do homem moderno é não acreditar em ninguém e em nada. Você precisa acreditar em suas metas e objetivos, em seus planos e, mais do que nunca, acreditar em você mesmo.

7. Desenvolva a autodisciplina. É isso mesmo! Sem ela nada funciona. Na vida a disciplina está presente em tudo; na administração do tempo, com a saúde e o corpo, nas finanças pessoais. A autodisciplina é fundamental para o cérebro, na elaboração de pensamentos.

8. Promova as mudanças. Transformando os lamentos e lamurias em decisões e ações. Abandone a atitude passiva e assuma a responsabilidade de mudar para melhor.

9. Transforme o seu modo de pensar. Pare de ficar aceitando uma derrota antes de entrar no campo de jogo. Entenda que perder um jogo não significa ser um derrotado na vida. Extraia da derrota todas as situações possíveis para que você possa ganhar o campeonato. Afinal, não é em um jogo que se decide o "campeonato da vida".

10. Ouça as pessoas. Aprenda a ouvir, mesmo que você pense de maneira diferente. Entenda que somos melhor entendidos quando levamos em conta o que as outras pessoas dizem. Porém, não confunda escutar com abrir exceções de suas convicções, achando que dessa maneira vai conquistar a atenção ou o afeto de alguém. Escutar não é sinônimo de concordar.

11. Assuma o possível fracasso. É uma ocorrência que pode acontecer com qualquer indivíduo. Mas não perca de vista o seu objetivo. Você tem de tirar todos os proveitos do ocorrido e jamais ache que um fracasso é sinônimo de incapacidade.

12. Mantenha-se informada. Leia jornais, revistas, livros e visite os excelentes sites a disposição dos internautas. Busque viajar na leitura, procure entender os pontos de vista dos autores e enriqueça os seus conhecimentos.

13. Não fique se cobrando o tempo todo. Você não precisa ser melhor que ninguém, mas também não deve ser apenas mais um na multidão. Você é um ser único, diferente dos demais seres humanos, e cada um deles é diferente de
você.

14. Aceite o seu jeito de ser. Encare os seus defeitos de frente. Procure melhorar tudo o que for possível, porém, jamais busque a perfeição. Lembre-se de que o ser humano é um eterno "fazendo, aprendendo e aperfeiçoando".

15. Valorize-se em todas as suas atividades. Não estamos aqui dizendo  para você sair falando, aqui e ali, sobre o seu valor. O valor de um ser humano é medido pelo seu caráter, honestidade, comprometimento e ética.

16. Diversifique o seu relacionamento. Faça o máximo que puder nas relações com pessoas e amigos. Não se condicione aos mesmos ambientes e rodas viciadas de pessoas. A diversificação ampliará seus horizontes de relacionamentos, isso fará com que exercite novas formas de pensar e interagir-se.

17. Mantenha-se automotivada. Se você se ama, embala-se para presente, tem objetivos, acredita neles, tem disciplina e mantém-se informada, é a dona e senhora do seu destino.
Bula da auto-estima
Composição:
Amor incondicional por si mesmo, incluindo qualidades e defeitos;
Autoconfiança que fornece coragem para agir diante de situações novas, assumir desafios e tomar decisões. Auto-imagem positiva.
Indicações:
Para quem deseja sucesso, felicidade, confiança, segurança e bom relacionamento pessoal e profissional. Para quem tem medo de enfrentar desafios, relacionamentos e expor pensamentos.
Contra-indicações:
Nenhuma, mesmo nos casos de calvície, obesidade, estresse, gravidez e mamentação.
Posologia:
Quanto maior o numero de doses, melhor.
Precauções:
Nenhuma.
Prazo de validade:
Por toda a vida.

* Gemir Cassan é formado em Administração de Empresas, Propaganda & Marketing, Estudos Sociais, cursos de educação continuada de Consultoria
de Gestão e Auditoria para Sistema de Gestão da Qualidade ? ISO 9001:2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei honrado se tiver você como seguidor(a). Não deixe de comentar, sua participação é muito importante!
Cadastre-se por Email! Clique aqui e fique atualizado com o conteudo do nosso Blog!

2leep.com

Esclarecimento

Todos os filmes exibidos no Blog, estão hospedados nos servidores dos sites: megavideo.com e videobb.com, somente indicamos onde se encontra. (Compartilhamos) Não hospedamos nenhum conteúdo que seja protegido por direitos autorais. O dono, webmasters e qualquer outra pessoa que tenha relacionamento com a produção do blog, não tem responsabilidade alguma sobre os arquivos que estão hospedados no megavideo.com e no videobb.com.

Postagens populares

Veja Também